Conheça um pouco mais sobre a importância da Mentoria como ferramenta de desenvolvimento.
Comecei a estudar Mentoria em 2012, quando uma professora do MBA que eu cursava à época indicou a leitura de uma expert no tema.
Lembro da capa do livro, da foto e do conceito. Alguns anos mais tarde tive o privilégio de integrar o grupo que implementou o primeiro Programa de Mentoria do Grupo Bradesco Seguros e do Bradesco.
Foram momentos ricos, de aprendizado e de contemplação.
Contemplação, afinal, aquela pessoa indicada pela minha professora acabou se “materializando” em minha vida. Pude conviver com ela por muitos anos, ouvir as palavras que li ao longo de minha formação e que me permitiram aprender tanto.
Rosa Alba Bernhoeft me inspirou! Ainda está enraizado em mim tudo o que aprendi.
Alguns meses atrás, a Universidade Corporativa Bradesco me convidou para ser mentora de um jovem estagiário, cheio de sonhos e já com uma linda história de vida.
Fiquei muito honrada em contribuir para o desenvolvimento do jovem, porque, além de acreditar em seu potencial, poderia colocar em prática os métodos da mentoria, de modo que ele pudesse, com orientação, construir e estabelecer, de forma genuína, uma parceria de vida e carreira.
Em minhas conversas com o estagiário revivo tudo que senti e aprendi. Estar com ele e desenvolver as etapas do processo constituem uma fonte de aprendizado que me energiza. E também evoca a estagiária que fui ao relembrar a importância de ser e de estar presente, da humildade necessária para ouvir, da coragem de compartilhar e questionar, e do respeito naturalmente compartilhado.
Aprendi desde cedo, com minha mãe, que sempre deveria me posicionar, mas ao longo de minha carreira entendi que o falar tinha que vir acompanhado de generosidade, do ressignificar para poder evoluir e permitir que a outra pessoa também evolua.
Gosto de dizer que gostaria que as pessoas sempre me dessem o “benefício da dúvida”, porque o mundo já está repleto de julgamento, de dor e de doenças do corpo e da mente. Isso já é o bastante, sendo desnecessário atribuir aos outros mais negatividades, ou pior, a ausência de oportunidades para explicar o que tentamos dizer.
São lições aprendidas com a Rosa e sua escrita maravilhosa, e vê-la em ação foi inesquecível!
Se você se interessou pelo tema ou quiser saber mais sobre Mentoria, recomendo a leitura do livro ¨Mentoring: Prática e Casos¨, de Rosa Bernhoeft (2010), Editora Évora.
Pra toda pessoa que passar pela sua vida
Que você deixe uma marca agradecida,
E se outra marca for mais forte,
Que na próxima vez você tenha mais sorte.
Se a sorte falhar, que nunca falte o escutar,
o ressignificar, e uma evolução pra buscar.
Que parcerias possam ser construídas,
No trabalho, na rua, nas vidas constituídas.
Que essas parcerias te fortaleçam!
Pra que novas parcerias floresçam!
Que você encontre seu lugar no mundo,
No presente e no futuro, com impacto profundo.
Jaqueline Camillo é psicóloga, possui MBA em Gestão de Pessoas e pós-graduação em Educação Corporativa. Atua na área de Recursos Humanos do Bradesco, liderando as áreas de Comunicação e Pesquisas.