Confira essa reflexão sobre pré pandemia, pós pandemia e o que ela pode nos ensinar
Antes da pandemia vivíamos em uma bolha onde a nossa rotina do dia a dia era muito árdua, devido às exigências que a sociedade impunha em cumprir certas obrigações. No meu caso, saia muito cedo de casa para trabalhar e levar as crianças para a escola e só retornava no finalzinho da tarde. Muitas vezes pegava minhas filhas na escola dormindo, e confesso que meu coração ficava muito apertado de não ter a oportunidade de brincar e interagir com elas. No caminho de casa ficava me perguntando se estava fazendo a coisa certa, um sentimento de muitas incertezas, afinal precisávamos trabalhar para dar o conforto e uma boa educação para elas.
No início de março de 2020 somos surpreendidos com uma pandemia (Covid 19) e fomos obrigados a efetuar o isolamento para controlar o contágio do vírus. Uma situação nova para todos, inclusive para as empresas que não tinham instalado a prática do home office.
Inicia–se então uma nova etapa na minha vida: trabalhar em casa com toda a família, filhas, marido, cachorro, tartaruga. Na primeira semana pensei que iria surtar de tantas tarefas que precisava fazer, além de dar conta do trabalho. Os dias foram se passando e depois de três meses de confinamento uma das minhas filhas começou a ter bolinhas vermelhas pelo corpo, e foi diagnosticado que era por conta da ansiedade. Então eu e meu marido conversamos e decidimos trocar provisoriamente a cidade de São Paulo pelo interior do Estado. E hoje posso dizer que foi a melhor escolha que fiz em toda minha vida.
Já estamos aqui no interior há um ano e meio e posso dizer que aquele sentimento que tinha no início de não participar do crescimento e desenvolvimento das minhas filhas caiu por terra, pois hoje posso ver que as belas coisas da vida estão nas pequenas coisas, não precisamos de muito para viver e ser feliz.
Tivemos que reaprender e aprender a viver de uma outra forma diferente e levo como aprendizado que podemos ser pessoas melhores a cada dia, afinal a vida é passageira e devemos deixar um legado para quem amamos.
Nesse tempo vivendo aqui no interior tive algumas experiências que jamais imaginaria viver com a minha família, e tenho certeza que nunca esqueceremos.
Esta oportunidade que tive de mudança para o interior me trouxe várias reflexões e vou citar algumas delas:
• As belas coisas estão nas coisas simples da vida; não precisamos de muito para viver.
• A qualidade de vida é favorecida quando você exercita o corpo e a alma.
• A família é a base para o desenvolvimento de um ser humano, com seus valores e crenças.
• O consumo consciente é cada vez mais importante; deixe de lado o “acho que preciso”.
• Esteja aberto para aprender e reaprender a todo instante, afinal não temos o controle de todas as situações.
• Viva intensamente cada dia, pois o futuro a Deus pertence.
São coisas simples de dizer, mas eu não tinha esta percepção por conta da loucura que vivíamos em São Paulo. E tenho a certeza de que, quando voltarmos à nossa rotina, saindo dessa pandemia, serei uma pessoa melhor graças aos ensinamentos e aprendizados proporcionados pela vida no interior.
Leocádia Cristina de Oliveira Souza, formada em publicidade e propaganda com especialização em marketing, especialização em Educação Corporativa pela FiA, e MBA em Recursos Humanos pela FIA e atuamente Analista de Educação Corporativa Sênior