Entenda como lidar com o distanciamento social.
É inegável que a saúde mental é um dos trending topics de 2020. Antes do cenário de pandemia, já tínhamos o título de país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, só ficamos atrás do Japão quando o indicador é o estresse.
Infelizmente, as organizações ainda não respondem à saúde mental com a mesma paridade que o fazem em relação à saúde física, mesmo havendo evidências claras da eficácia e elevado retorno sobre o investimento. De qualquer forma, o regime de quarentena impôs a pauta em caráter de urgência, sendo amplamente discutida não só no meio corporativo, mas também na sociedade.
Tudo isso propiciou a desmistificação do assunto, associando tecnologia à psicologia. Soluções que contemplam streaming de vídeo e teleconsultas ampliaram o acesso de mais pessoas a profissionais da área. Mas, em caráter individual, como promover melhorias no próprio estado mental?
Conversamos com Iaci Rios, diretora da IMR&ERICKSON – empresa especializada em treinamento e orientação profissional, para conhecermos suas dicas para o enfrentamento do isolamento social prolongado e a manutenção de uma mente saudável.
Cuide de você – Não descuide das coisas essenciais para seu bem estar: uma boa alimentação, qualidade de sono, atividade física, boa convivência com familiares e contato virtual frequente com as pessoas de quem gosta.
Evite entrar nos imensos e inúmeros grupos de WhatsApp que, além de lotarem seu celular com mensagens nem sempre interessantes, ainda podem te deixar com um sentimento de culpa por não conseguir responder. É possível sair de alguns deles com delicadeza, sob a justificativa de não estar dando conta de acompanhar as conversas.
Outro ponto fundamental é reservar horários para o lazer, fazer as coisas que lhe dão prazer, como meditar, ler, assistir a um filme, conversar, pintar, etc.
Cuide do seu lar – Não descuide da limpeza, organização das tarefas e respeito pelos ambientes da sua casa. Se você convive com mais pessoas, vale a pena uma conversa para que cada um exponha suas necessidades de espaço e tempo para trabalho, estudo e lazer, buscando acordos amigáveis. O que é combinado não sai caro!
Cuide do seu trabalho – Se você está em regime de home office, mantenha seu espaço de trabalho organizado. Exatamente como costuma fazer em sua empresa. E estabeleça limites de horário. Se alguém da sua equipe ou seu líder estiver invadindo seus horários de refeição ou lazer, exponha isso de maneira sutil e proponha que encontrem juntos uma solução, pois isto vai minar muito sua capacidade de atravessar a quarentena.
Também é importante se manter informado com parcimônia; sem virar escravo dos noticiários. Escolha uma fonte confiável e cheque, no máximo, uma vez ao dia. E, acima de tudo, não tenha medo de acolher seus sentimentos! Todos estão passando pelas mesmas emoções: medo, insegurança, raiva, desconforto, tristeza. Mantenha-se aberto a essas emoções, não tenha receio de falar sobre isso com as pessoas íntimas.