Viajar é fundamental para aliviar o estresse, recarregar as energias e manter o seu corpo e mente saudáveis. Confira outros benefícios de viajar para a longevidade!
Passar uns dias offline após um longo período focado no trabalho e/ou nos estudos pode ser uma experiência prazerosa e muitas vezes necessária para o bem-estar. Sem dúvidas, viajar é uma das melhores atividades que podemos fazer para relaxar, expandir nossos horizontes e ter novas experiências.
No entanto, pode significar também mais do que tirar uma folga da rotina. Estudos comprovam que viajar traz benefícios para a saúde e é um dos segredos da longevidade. Isso mesmo: viajar pode contribuir para uma vida mais longa.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Edith Cowan, na Austrália, nós podemos considerar o período de folga não somente como uma recreação. Esses momentos funcionam como uma verdadeira “terapia”, já que as atividades realizadas durante uma viagem fornecem estimulações sensoriais e cognitivas importantes para o funcionamento do cérebro.
Confira neste artigo alguns benefícios de viajar para a longevidade.
Viajar pode melhorar a qualidade do sono
Um dos efeitos mais relevantes para a saúde está relacionado à melhora no sono. Uma pesquisa feita na Nova Zelândia mostrou que durante as férias as pessoas conseguem dormir pelo menos uma hora a mais do que o normal.
Um novo ambiente, mais tranquilo e com colchão confortável, além da tranquilidade por estar temporariamente longe dos problemas, impactam numa boa noite de sono.
Segundo o médico e colunista de saúde do portal Daily Mail, Michael Mosley, é comum pacientes com insônia associarem à própria cama, a dificuldade de pegar no sono e descansar bem.
Para Mosley, em vários casos, o paciente pode voltar a dormir melhor em casa após passar uns dias dormindo em outro local. Ou seja, após uma viagem de férias você tende a estar menos estressado e com o sono em dia.
LEIA TAMBÉM: 10 dicas para reduzir a ansiedade antes de dormir
Ajuda na saúde do coração
Um estudo realizado pela Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que desfrutaram do período de férias tiveram menos riscos de desenvolver síndrome metabólica, condição que envolve pressão alta, colesterol alto e diabetes.
Vale ressaltar que pacientes com síndrome metabólica têm alto risco de ataque cardíaco ou derrame.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores coletaram amostras de sangue de 63 pessoas, além de informações sobre feriados que os participantes haviam tirado no ano anterior. Para cada feriado a mais que as pessoas tiraram, foi registrado queda de quase um quarto do risco de ter síndrome metabólica.
Viajar traz felicidade
As evidências científicas mostram continuamente que as pessoas que se sentem realizadas não são apenas mais felizes, mas também vivem mais.
A exposição a novos ambientes e experiências que uma viagem de férias pode proporcionar é tudo o que você precisa para se distrair, aliviar o estresse do dia a dia e recarregar as energias para manter o seu corpo e mente saudáveis.
Esse instinto pela natureza itinerante, herdado ainda dos nossos antepassados nômades, hoje em dia pode ser considerado um elixir para uma boa longevidade.
Expande os nossos horizontes
Viajar nos ajuda a ter uma visão diferente do mundo. Isso significa que podemos ver as coisas sob um prisma diferente e isso nos ajuda a ter um novo olhar sobre a vida.
Quando temos uma nova perspectiva, é provável nos sentirmos rejuvenescidos e até mesmo com um aumento na nossa motivação. Isso nos ajuda a manter a nossa saúde mental e física, o que, por sua vez, pode contribuir para uma longevidade maior.
Nos conecta com "outros mundos"
Viajar também nos ajuda a nos conectarmos com novas pessoas, culturas e ambientes. Isso significa que podemos nos expor a experiências que ajudem a nos sentirmos mais motivados, alegres e satisfeitos.
Quando nos sentimos bem, nos sentimos desafiados para experimentar e aprender coisas novas. Isso, por sua vez, nos ajuda a nos manter saudáveis e ativos.
Ajuda a sair da zona de conforto
Quando estamos fora da nossa zona de conforto, significa que precisamos nos adaptar e nos esforçar para superar desafios que não conhece. Quando superamos esses desafios, nos sentimos realizados e bem conosco.
Isso aumenta nosso nível de confiança, o que também nos ajuda a ter uma vida mais longa.
Atentos à tendências
Por fim, viajar também nos mantem atualizados sobre as tendências e notícias em todo o mundo. Isso nos ajuda a seguir com a mente ativa e informados sobre o que está acontecendo.
Quando estamos informados, é mais provável que nos comportemos de forma mais saudável, o que também pode contribuir para nossa longevidade.
Resumindo…
Viajar faz bem para a longevidade porque pode ajudar as pessoas a saírem da rotina diária e experimentarem novas experiências e conhecimentos. Isso nos permite aproveitar o tempo de forma mais produtiva e enriquecedora.
Viajar também ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, melhorando a saúde mental e o sono. Além disso, viajar para novos destinos pode estimular a mente, ajudar a melhorar o humor e aumentar o nível de energia. Isso pode ajudar as pessoas a se sentirem mais jovens e aproveitar a vida ao máximo.
Por fim, viajar para novos destinos também pode ajudar a melhorar as relações interpessoais, aumentar a consciência cultural e aumentar a compreensão de outras culturas.
Como planejar a sua viagem
Agora que você já conhece os vários benefícios de viajar para a saúde e longevidade, que tal programar o seu próximo destino?
Confira o artigo que o Viva a Longevidade preparou para te ensinar, passo a passo, a planejar a viagem dos seus sonhos.