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Por: Viva a Longevidade, em 10/31/2022

A economia da longevidade e assistência ao idoso

O aumento da expectativa de vida abre espaço para oportunidades na economia da longevidade, inclusive as oportunidades de negócio. Saiba mais!

Por: Viva a Longevidade, em 10/31/2022

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros está abrindo espaço para as diversas oportunidades dentro da chamada economia da longevidade, inclusive as oportunidades de negócio.

Segundo a Consultoria Inglesa Oxford Economics, economia da longevidade é a “soma de toda atividade econômica para atender às necessidades daqueles com mais de 50 anos, o que inclui tanto os produtos e serviços que eles consomem diretamente quanto a atividade econômica”.

Uma demanda crescente

Com o envelhecimento natural da população, boa parte dos brasileiros vai precisar de cuidados cada vez mais específicos para uma vida mais confortável no futuro. Espera-se que, nos próximos anos, haja um aquecimento no mercado de cuidadores de idosos para atender à crescente demanda.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam o crescente espaço da economia da longevidade: em 2050, o Brasil terá 30% de sua população com idade acima dos 60 anos. Esses números atuais indicam que o percentual de idosos no país tende a dobrar nas próximas duas décadas.

Cuidados com idosos e o movimento da economia

Hoje, a economia da longevidade já movimenta R$1,6 trilhão por ano no país e conta com 54 milhões de consumidores ativos nesse mercado. A perspectiva é que esse número cresça exponencialmente podendo chegar a 90 milhões no Brasil até 2045, de acordo com a projeção do Instituto Locomotiva de Pesquisa.

Na área da saúde, por exemplo, o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE aponta que: de 2007 a 2017 houve um salto de 5.263 para 34.051 profissionais, caracterizando um aumento de mais de 500%.

Economia da longevidade impulsiona o empreendedorismo

Esta transformação vem acontecendo de forma crescente, nos últimos dois anos, principalmente, nas redes de prestação de serviços à pessoa idosa. Essas redes notaram um aumento de 50% na procura por seus serviços.

Quando falamos em negócios ou em empreendedorismo, o crescimento do número de consumidores maduros vem abrindo espaço para empreendedores que querem investir em serviços de saúde, lazer e turismo, além de áreas relacionadas ao bem-estar econômico e social. Esse é, com certeza, um mercado de muitas oportunidades.