Para celebrar o Dia do Livro, separamos boas dicas de leitura, inclusive, claro, sobre longevidade. Confira!
Comemorado no Brasil no dia 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro tem história para contar desde 1810 - ano da fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país.
A Real Biblioteca, mais tarde nomeada como Biblioteca Nacional, foi um dos principais acontecimentos do chamado Período Joanino, época em que a família real portuguesa se estabeleceu no Brasil, em 1808.
Quando a rainha de Portugal, D. Maria I, e D. João, príncipe regente, chegaram ao Brasil trouxeram um imenso acervo de livros e manuscritos que mais tarde preencheriam as prateleiras da Biblioteca Nacional.
O hábito da leitura amplia o vocabulário e melhora a memória, a escrita e a interpretação de texto; proporciona mais conhecimento, estimula a criatividade e a imaginação, relaxa a mente e ainda ajuda a reduzir o estresse - favorecendo a longevidade.
Vale lembrar que os livros são e sempre foram fontes inspiradoras de inúmeras obras artísticas inesquecíveis que fazem parte da nossa cultura e história.
A importância da leitura
A psicoterapeuta, Aline Vilhena Lisboa, explica que apesar da correria dos dias atuais, preservar esse hábito é fundamental do ponto de vista emocional.
“Ler proporciona essa entrada no mundo da imaginação, que facilita a fantasia e diminui aquela tensão diante do mundo real. Se estou com um problema, esqueço dele no momento da leitura. Além disso, ao entrar naquela história, tira-se um sentido dali para sua vida. Por outro lado, têm sido uma prática muito fragmentada: exige concentração e foco, coisas que não estão sendo priorizadas atualmente”, observa ela.
Um estudo monitorado por 12 anos, com mais de 3 mil pessoas, publicado no “Social Science and Medicine”, mostrou que pessoas que leem regularmente — uma média de três horas por semana — para relaxar têm uma maior expectativa de vida.
Os pesquisadores desse estudo concluíram que ler um livro envolve processos cognitivos que promovem a inteligência emocional, a empatia e a percepção social, características que favorecem a longevidade.
2 dicas de leitura imperdíveis
E para celebrar essa data tão importante para a educação e o desenvolvimento humano, indicamos 2 livros de títulos diversificados de renomados autores para você incluir na sua lista.
Longevidade Inteligente: como se preparar para uma vida de 100 anos, de Alexandre Correa
É uma surpreendente viagem pelo passado e pelo futuro da longevidade, onde o autor traça um cenário de como poderemos aproveitar o pote de ouro dos admiráveis anos de prata que nos esperam.
Dos muitos avanços que a humanidade obteve talvez o mais notável tenha sido o espetacular aumento na expectativa de vida.
Pra vida toda valer a pena viver: Pequeno manual para envelhecer com alegria, de Ana Claudia Quintana
O que é preciso fazer para manter nosso corpo saudável, nossa mente sã? O que podemos fazer para envelhecermos bem? Já sabemos da importância da boa alimentação e da atividade física, mas neste livro, a autora traz novas motivações para cuidarmos da saúde do corpo.
A ascensão dos livros digitais
Para aqueles que adoram a leitura digital, essa dica é de ouro! Confira abaixo algumas plataformas que disponibilizam livros online gratuitos para ler na tela do computador, tablet, ou do celular:
1. Domínio público
2. Portal de Livros Abertos da USP
3. E-books da Unicamp.
Gosta de poemas também? Então confira o nosso artigo 5 poemas de Oswald de Andrade de você deveria ler agora
Leitura é...
Em qualquer lugar do mundo, é através do hábito da leitura que novos horizontes se abrem para a história da humanidade.
A leitura tem ainda outra característica bem positiva: ao ler um livro, o seu leitor tem a chance de conversar sobre ele com outras pessoas. Esse diálogo, seja com amigos e/ou familiares, favorece a socialização, o diálogo e o bem-estar.
Não é à toa que realmente os livros têm a capacidade de transformar vidas sendo também benéficos à nossa saúde.
Esperamos que tenha gostado das dicas e boa leitura!