Movimento tem como objetivo o compartilhamento de informações sobre a doença. Mas você sabe por que outubro foi o mês escolhido? Confira aqui.
O Outubro Rosa é um movimento conhecido mundialmente como o mês da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em 1990, a mobilização ganhou notoriedade durante o evento “Corrida pela cura”, em Nova Iorque (EUA), para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
A importância do Outubro Rosa
Foi nesse evento que o laço cor-de-rosa foi entregue pela primeira vez, se tornando um símbolo internacional, usado por organizações públicas e privadas ao longo do mês de outubro. Uma importante característica do Outubro Rosa é que diversos hospitais, clínicas e entidades se unem para oferecer exames gratuitamente ou por preços acessíveis, com o intuito de chamar atenção para a prevenção da doença.
No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa foi em 2002, em São Paulo. Na época, o monumento Obelisco do Parque do Ibirapuera ficou totalmente iluminado com a cor rosa. A coloração já se tornou característica da campanha e vários pontos turísticos mudam sua iluminação em prol do Outubro Rosa.
Dados sobre o câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% de novos casos por câncer em mulheres.
No Brasil, o câncer de mama é também o tipo mais incidente em mulheres de todas as regiões, ficando atrás do câncer de pele. As taxas são mais elevadas nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é observada na região Norte.
Ainda de acordo com o INCA, cerca de 13% dos casos da doença em 2020 no Brasil (aproximadamente 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida. Esse estudo destaca ainda que a prática de atividades físicas é um dos principais hábitos que podem contribuir com a diminuição dos casos, reduzindo a incidência em 5%.
Sintomas e diagnóstico do câncer de mama
Os principais sinais que podem indicar a existência do câncer de mama são:
Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Além de prevenção, é fundamental falarmos de diagnóstico precoce. É imprescindível que as mulheres a partir dos 40 anos realizem anualmente a mamografia, exame mais eficaz para a detecção. Nas pacientes com alto risco, os exames de rastreamento iniciam antes dos 40 anos (essa orientação deve vir da equipe médica).
Estilo de vida como fator de risco
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de oito mil casos de câncer de mama no Brasil em 2020 tiveram relação direta com estilo de vida, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o país, de acordo com o INCA.
Esse estudo aponta também que alguns comportamentos contribuem para prevenir o câncer, como: alimentação saudável, a prática de atividades físicas regulares, evitar bebidas alcoólicas e o cigarro, ter o sono saudável e manter o peso adequado.
Cerca de 30% dos casos da doença poderiam ser evitados com um estilo de vida mais saudável e pequenas mudanças no dia a dia, segundo o INCA.
Hábitos para a prevenção do câncer de mama
Como vimos até aqui, a população deve estar atenta à qualidade de vida, comprovada pela ciência como uma verdadeira “lição de casa” para uma longevidade saudável. Confira a seguir 3 hábitos de cuidados com a saúde que ajudam na prevenção do câncer:
1. Pratique atividades físicas regularmente
Ajuda a equilibrar os níveis hormonais, melhora o mecanismo de defesa do corpo e ajuda na manutenção do peso adequado, fatores que influenciam diretamente na prevenção do câncer de mama.
2.Evite bebidas alcoólicas
No geral, o álcool é um verdadeiro vilão para a saúde e pode contribuir com o surgimento do câncer por diferentes mecanismos, pois ele danifica o DNA, torna os tecidos humanos mais sensíveis a danos, entre outros problemas. Evitar a ingestão de todos os tipos de bebidas alcoólicas favorece a prevenção não só do câncer de mama, mas de inúmeros outros.
3. Mantenha os exames em dia
Além de manter uma rotina equilibrada de cuidados com a saúde e da checagem de exames (pelo menos uma vez ao ano), não esqueça que o diagnóstico precoce do câncer de mama pode aumentar muito as chances de cura na maioria dos casos.