Falar sobre si mesmo nem sempre é fácil, mas existem técnicas que podem ajudar a contar a nossa própria história.
Falar sobre si mesmo nem sempre é fácil, mas existem técnicas que podem ajudar a contar uma boa história. Dois métodos que caminham de mãos dadas com o autoconhecimento, são o storytelling e o mapa da narrativa, uma vez que, ao contar nossa própria história, nos conectamos com o nosso íntimo.
Você deve ser o centro da história, o protagonista de sua própria verdade. Ou seja, suas forças, fraquezas, pensamentos, opiniões…Tudo o que acontece ao seu redor.
Confira abaixo algumas dicas de como contar histórias de forma atrativa e eficiente.
Organizando histórias com storytelling
A narrativa deve ser montada em primeira pessoa, iniciando a partir do ponto que te fez querer compartilhar sua história, além de seus objetivos, momentos de altos e baixos, pessoas, lugares e demais detalhes. É a partir deste momento que você gera empatia ao espectador.
Os momentos mais difíceis também fazem parte de sua trajetória. Por isso, é essencial ser transparente e falar sobre o que te gerou mais medo e/ou angústias, bem como falar daquilo que te fez persistir em sua jornada e o que te fez recuperar a motivação.
O ponto alto de toda narrativa é o mais aguardado pelos leitores. É a razão pela qual você conta suas memórias, gerando a expectativa no momento certo.
LEIA TAMBÉM: Como desenvolver a empatia e praticá-la
Como concluir suas histórias
A conclusão de seu relato se dá na superação, na conquista de seu objetivo, na solução do problema enfrentado ou no seu aprendizado.
Criar uma história com o auxílio do storytelling é mais que colocar um começo, meio e fim, é dividir suas emoções, realidades, desafios e felicidades durante toda a jornada.
Esse método permite nos aprofundarmos em mais conhecimento, além de fortalecer nossa linguagem e as características que nos fazem únicos.