Fique por dentro das novidades da área.
Hoje, qualquer empresa, mesmo que não se dê conta, está no ramo da tecnologia. A tecnologia evolui tão rápido que quase todos os negócios a adotam em suas operações. Por isso, é importante não ficar para trás e se manter atualizado sobre as novidades.
A seguir, conheça as principais tendências tecnológicas, listadas por Steve Solomon, da Insight, que podem impactar positivamente qualquer empresa:
1. Software como um Serviço (SaaS)
Embora exista há décadas, o software como serviço ainda não atingiu todo seu potencial. A variedade de ferramentas SaaS aumenta diariamente. SaaS é um termo genérico para uma ampla variedade de opções de tecnologia disponíveis com base em assinatura, incluindo computação na nuvem, vendas digitais, sistemas de ponto de venda (PDV), contabilidade, processamento de pagamentos e muito mais.
Os benefícios do SaaS incluem: menor custo patrimonial total, gerenciamento e manutenção mais fáceis, acessibilidade completa em qualquer dispositivo, integração contínua de terceiros, entre outros.
2. Internet of Things
A Internet das Coisas (IoT) é um conceito relativamente novo, mas a cada dia empresas e indivíduos conseguem reconhecer melhor suas possibilidades. Basicamente, a IoT conecta qualquer dispositivo à Internet e vice-versa. Ao fazer isso, acelera tarefas complicadas e reduz custos, simplificando operações e iniciando maior fluxo de receita.
Os benefícios potenciais incluem desde monitoramento remoto, gestão de inventário/equipamentos e preferências de clientes até melhor mobilidade, redução de custos, segurança e eficiência geral.
3. 5G
A tecnologia 5G promete revolucionar a maneira como conectamos dispositivos e interagimos com máquinas. Com maior velocidade da rede móvel, maior largura de banda, eficiência de energia e custo e maior confiabilidade, usuários vão poder aproveitar totalmente o poder da computação na nuvem, levando a transformação digital a novos patamares, além de oportunidades de lucro incríveis. A incorporação do 5G nos processos de negócios pode ajudar as organizações a serem mais resilientes e competitivas.
4. Automação de Marketing e Vendas
Avanços na automação de Marketing e Vendas se movem na velocidade da luz. A automação do Marketing alimenta leads com conteúdo informativo e toda comunicação personalizada à medida que os clientes passam pelo funil de vendas. A automação acelera várias esferas, como publicidade e gestão de leads, além de ajudar a aumentar a fidelidade do cliente. Ferramentas de automação também eliminam grande parte do tempo e recursos desperdiçados em tarefas repetitivas, mas necessárias.
5. Análises de dados avançadas
O mundo cria milhões de bytes de dados todos os dias. Plataformas de análise de dados personalizadas podem otimizar o processo para classificar, entender ou tirar proveito de todos esses dados. Elas geram insights práticos e dão às empresas o poder de alavancar, entender e simplificar dados de várias fontes externas. As soluções de análise de dados trazem benefícios como visualização interativa e interface fácil para compartilhar e explorar dados importantes, permitindo a líderes discutir análises e explorar coletivamente questões e tomar decisões.
6. Inteligência Artificial (IA)
A IA passou da fase de pesquisa para a prática. As empresas agora já conseguem tirar proveito de vários cenários com a implementação de IA, desde assistentes de voz a experiências personalizadas para o cliente. Por exemplo, um chatbot é um serviço de IA que permite aos clientes interagir com uma empresa por meio de uma interface de robôs que conversam. Os chatbots ganharam popularidade e muita gente já se sente confortável ao interagir com esses agentes. A IA também ajuda a maximizar a eficiência e automatizar tarefas manuais.