Aprenda a ativar a aprendizagem contínua.
A ideia do Lifelong learning é que as pessoas nunca parem de ser aprendizes. Mas, como líderes podem estimular esse mindset no time? Confira algumas dicas a seguir:
1. Incentive a aprendizagem
Fundamentalmente, somos responsáveis por nosso próprio aprendizado. Além do treinamento, espera-se que as pessoas aprendam por conta própria. Dar essa liberdade a elas é importante. Quando alguém se sente dono do que aprende, o aprendizado permanece com ele. Também é importante mostrar as recompensas de assumir essa responsabilidade, tais como autoestima, orgulho em realizar e a independência desejada.
2. Transforme erros em oportunidades
Aprender dos erros é uma das melhores habilidades da aprendizagem ao longo da vida que qualquer um deve dominar. Erros mostram novas formas de pensar e trabalhar, além de conscientizar e lançar luz sobre certas noções. Tentar coisas novas e se forçar a ir além ajuda a crescer mental e emocionalmente, além de lidar com novos erros que resultam disso. Líderes devem sempre tratar os erros como oportunidades e nunca como crimes.
3. Mostre meios diferentes de aprender
Todo mundo tem um truque para aprender mais fácil. Alguns realizam repetição mental, enquanto outros criam uma canção sobre o que querem aprender. Existem dezenas de coisas que se pode fazer para aprender melhor. Seu time lê regularmente blogs ou ouve podcasts? Talvez sejam leitores ávidos ou gostem de debates para compartilhar conhecimentos e ideias? Não importa o caso, quando possível, dê oportunidade para fazerem essas coisas.
4. Deixe as pessoas assumirem o papel de ensinar
A retenção do aprendizado é maximizada quando ensinamos nosso conhecimento a outra pessoa. Quem são os mentores da sua equipe? Quem são aqueles que ajudam os outros e guiam seus pares? Além de ser uma inspiração para o grupo, essas pessoas transmitem lições valiosas sobre como dominar a aprendizagem e compartilhar conhecimento com os outros.
5. Reserve espaço para a diversão na aprendizagem
O divertimento é uma parte importante da aprendizagem. É essencial que o processo seja divertido e agradável. Caso contrário, o aprendiz vai resistir e associar a sentimentos intelectuais e emocionais desagradáveis, em vez das alegrias da descoberta e do crescimento pessoal. É preciso garantir que a equipe nunca veja a aprendizagem como uma tarefa árdua e, sim, como a aventura ousada que deve ser.
6. Defina os objetivos de aprendizagem
A aprendizagem deve ter um objetivo; isso significa ter o fim claramente em mente. Deve haver uma razão relevante que valha a pena para a aprendizagem. Para ter algum valor, deve ser uma experiência significativa e útil, que leve as pessoas a progredir. Estabelecer metas é uma das habilidades da aprendizagem ao longo da vida que fortalecem o desejo de aprender.